Como conseguir empréstimo para pagar dívidas

Tempo de leitura: 7 minutos

Empréstimo para pagar as dívidas é uma boa Solução?

Estar endividado, com agentes de cobrança ligando a todo momento, de todos os DDDs possíveis não é uma situação agradável. A pressão por parte dos cobradores é muito grande, e só uma coisa na cabeça que é pegar um empréstimo e pagar todas as dívidas, certo ? 

Por outro lado, há pessoas que devem parentes e amigos, o que prejudica e muito as relações, causando um imenso desconforto. Nesses casos, a única solução parece ser conseguir algum dinheiro para quitar as dívidas e ter um pouco de paz.

Aí vem a alternativa mágica do empréstimo para pagar a dívida. Mas será que vale a pena pegar um empréstimo para pagar dívidas? É isso que vamos analisar juntos aqui nesse post. Preparado?

Como conseguir um empréstimo para pagar a dívida

Tenho um amigo que diz que emprestar dinheiro é o segundo melhor negócio do mundo. E deve ser mesmo, afinal, bancos, financeiras e escritórios de cobrança lucram muito com os juros de empréstimos. E lucram dobrado depois com as dívidas dos empréstimos que eles mesmos originam.

Analise bem: a oferta de bens, produtos e serviços, além de crédito pessoal é imensa. Quando você não tem dinheiro para comprar um produto à vista, mesmo assim é fácil voltar para casa com o objeto de desejo. Basta parcelar no boleto ou cartão.

Existem várias formas de conseguir dinheiro emprestado e os bancos são os campeões nesta oferta. Os produtos financeiros vão desde:

  • cartão de crédito;
  • cheque especial para correntistas;
  • crédito imobiliário;
  • leasing e financiamento de veículos;
  • crédito pessoal ou crédito direto ao consumidor CDC, dentre outros.

Não há nenhuma dificuldade em conseguir empréstimos quando você não tem dívidas. Já para quem tem dívidas em atraso, as coisa mudam bastante. É o que falaremos a seguir.

Como conseguir um empréstimo estando negativado

Sim. Mesmo estando negativado é possível conseguir empréstimo. E essa pode ser a última esperança para aqueles que precisam de empréstimo para pagar dívidas. Existem empresas que concedem empréstimos para pessoas com restrições. Tudo depende da análise de crédito feita pela empresa, que leva em consideração diversos fatores como score de crédito do devedor, tempo de restrição, renda comprovada, capacidade de pagamento, dentre outras.

As principais modalidades de empréstimos nesses casos são os empréstimos com garantias (como imóvel e veículo quitado) e empréstimos consignados em folha de pagamento.

Você não sabe o que é o Score de Crédito veja este vídeo:

O risco dos empréstimos para negativados

Como quem está endividado geralmente vive sob forte estresse, sendo pressionado pelos credores. Desse modo, é difícil tomar decisões com cautela e a pessoa age sem pensar, para tentar se livrar das dívidas.

É assim que o devedor se torna presa fácil para os golpes de empréstimos para negativados. Nesse caso, a pessoa é atraída por uma oferta de empréstimo, a juros baixos e longos prazos para pagamento. Tudo sem consulta a órgão de crédito. Parece perfeito. Só que parra “liberar” o empréstimo, é exigido um depósito inicial. A pessoa deposita na esperança de ter o dinheiro que precisa e geralmente nunca recebe o empréstimo.

Em alguns casos, a pessoa deixa de dever para uma empresa financeira, pega empréstimos com pessoas físicas. Assim, passa a ter débitos com agiotas e além de ficar pagando eternamente uma dívida com juros altíssimos que nunca acaba. Quando atrasam as parcelas as pessoas são inclusive ameaçadas. Vários escritórios clandestinos de falsas financeiras e agiotas já foram desbaratados no Brasil pela Polícia Civil, mas não é difícil ver anúncios de dinheiro fácil e sem juros por aí.

Em resumo: desconfie sempre, procure empresas sólidas e não faça nenhum depósito antecipado para obter crédito.

Neste vídeo eu mostro como sair das dívidas com Agiotas

Quando um empréstimo é solução para dívidas

Como mentor financeiro eu não recomendo pagar dívidas fazendo mais dívidas. Responda a seguinte pergunta: você apagaria um incêndio com gasolina? Se você pensar com calma, vai ver que não faz sentido algum.

O problema é que quem está desesperado com dívidas que não consegue pagar, normalmente não tem a tranquilidade necessária para raciocinar bem. Eu entendo perfeitamente como isso acontece.

Mas pela minha experiencia, com centenas de alunos e mentorados pelo Brasil, existe uma única situação que um empréstimo pode ser uma alternativa.

  1. Quando você consegue taxas de juros muito menores do que as que já paga.

Sejamos inteligentes. E melhor pagar 2% ao mês em um empréstimo consignado do que os 13% de um rotativo do cartão ou cheque especial por exemplo, que você nunca consegue pagar. Fazendo um empréstimo para pagar essa dívida, você poderá financiar o valor da fatura total e pagar com mais tranquilidade.

Nesse caso, considere a exceção da exceção. Não pode virar regra, senão a tendência é você apenas trocar de dívidas. E se enrolar do mesmo modo. Procure fazer o mínimo de parcelas possíveis, dentro do seu orçamento. E não volte a usar o cartão para não fazer mais dívidas.

A melhor solução para quem tem dívidas

Para quem tem dívidas vencidas e já está até negativado, não adianta fazer mais dívidas, seja empréstimo, pegar com parentes, nada disso resolve.

O que você precisa é mudar a sua mentalidade e postura diante das dívidas. Não é da noite para o dia que se mudam hábitos. A causa raiz da dívidas é o motivo pelo qual a pessoa as contrai. Desse modo, esse é o hábito que deve ser modificado.

A melhor forma de fazer isso é buscando soluções sem dinheiro. Tenha ciência de que elas existem. Se você hoje não consegue ver solução para o seu problema, talvez seja a hora de buscar um mentor financeiro.

Em outras palavras, é hora de ter uma postura assertiva diante do problema e assumir a sua responsabilidade. Se você se acostumar a sempre buscar em bancos a solução dos seus problemas com dívidas, você sempre estará endividado.

Por isso, procure fazer uma renda extra, vender itens que não usa, desenvolver novas habilidades e conseguir por si só o dinheiro que precisa para pagar suas dívidas.

Você vai ver que assumindo a responsabilidade pelo problema, certamente você se tornará independente e será mais feliz.

Em conjunto com essa mudança de hábitos e de atitudes, busque a sua educação financeira. Nunca é tarde para aprender a poupar, investir e em um futuro próximo poder estar livre, sem precisar de nenhuma espécie de empréstimo para pagar dívidas.

Eu tenho um presente especial para você, a  Palestra Online Gratuita : “Como sair das dívidas sem fazer empréstimo  em 8 semanas”

Clique em no link Abaixo para Obter Horários das Sessões

http://bit.ly/palestra_dividazero2

***Reserve logo porque  temos poucas vagas***

Espero que gostou do Post e se você precisa de ajuda comenta aqui que vou responder para você.

Comentários no Facebook

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.