O jeito mais simples de como pagar dívidas

Tempo de leitura: 6 minutos

Como pagar Dívidas ? Provavelmente você nem sabe direito como entrou em dívidas. Isso não quer dizer que você seja descuidado. É um pagamento atrasado aqui, uma conta que aumentou inesperadamente, um imprevisto de família ou um mês que gastamos demais. Quando vemos, já estamos pagando há meses, ou anos, as consequências de um excesso.

Isso sem falar daqueles que nem fizeram suas dívidas. Os que emprestaram o nome para alguém comprar algo que precisava e quando viram, já estavam negativados. São muitas as maneiras que o seu nome pode, da noite para o dia, parar no cadastro de inadimplentes.

Por outro lado, sair desses cadastros e recuperar a dignidade, pagando suas dívidas, não parece ser nada fácil para a maioria.

Primeiramente eu quero deixar claro que não existe fórmula mágica nem solução milagrosa. Aqui eu vou citar a que eu considero a melhor forma de pagar as suas dívidas de forma rápida. Continue lendo para descobrir qual é.

Como pagar suas dívidas?

Eu gosto de matemática porque ela é muito simples. Se você hoje tem dívidas, é porque em algum momento gastou mais do que o seu rendimento mensal comportava. Em algum momento, o resultado do que entrou na conta menos o que saiu ficou negativo.

Seja por um bem que comprou financiado, seja em uma única parcela que ficou inadimplente, o fato é que o seu padrão de vida, ou a sua necessidade momentânea, não esteve alinhada aos seus rendimentos.

Mas eu não estou aqui para criticar isso.., Até porque estamos buscando soluções. Não adianta chorar o leite derramado agora.

O principal nesses casos é compreender que você tem um débito, geralmente maior que a sua capacidade de pagamento e precisará fazer duas coisas:

1) Ganhar mais dinheiro para quitar esse débito.

2) Educar-se financeiramente para não passar por isso novamente.

Educação financeira é algo que nunca é tarde para aprender. Eu recomendo a leitura de bons livros e até mesmo investir em cursos para que você comece a mudar a sua programação. O Programa Dívida Zero é o meu programa de reprogramação financeira para quem quer se livrar das dívidas e construir uma vida próspera.

Aqui, vamos falar do item 1, que é o jeito mais simples de pagar dívidas: ganhar mais dinheiro.

Como ganhar mais dinheiro?

Se ao conta entre o que você precisa pagar e o quanto recebe está sempre negativa, o resultado são dívidas cada vez maiores. Além de reduzir os gastos, a forma mais simples de pagar as suas dívidas é conseguindo novas fontes de renda, mesmo que temporárias, para ganhar mais.

Eu acredito que todas as pessoas podem ter mais de uma fonte de renda. Esse é um pensamento milionário. Mas a forma de conseguir novas fontes de renda pode variar, principalmente, se você já tem um emprego ou se está desempregado. É o que vamos falar nos tópicos abaixo.

Veja este vídeo de como ter Renda Extra:

Se você já tem um emprego

Quem tem um emprego, tem a vantagem de saber quanto ganha mensalmente. Assim, o primeiro passo é organizar o orçamento, baseando-se na sua renda líquida ( aquele que cai na conta, não o bruto do contracheque) e ver quanto sobra para pagar suas dívidas. O ideal é ter 20% da sua renda para o pagamento de dívidas.

Se não sobra nada, você deve procurar uma renda extra. Em algumas profissões, como técnicos, contadores, arquitetos, engenheiros, surgem muitas oportunidades de realizar trabalhos extras, sendo remunerados. Tanto para outras empresas como para amigos.

Nesses casos, o limitante é o tempo. Pessoas que fazem turnos mais cansativos, mães com filhos pequenos e estudantes universitários que trabalham, podem simplesmente não conseguir tempo para realizar outras atividades. Nesses casos, ainda existe a alternativa de criar o que chamamos de renda passiva. Ou seja, formas de ser remunerado sem consumir o seu tempo. Aluguel de quartos e objetos pode ser uma opção. Venda de cursos online também.

Se você tem pressa neste Artigo  eu  falo de como pagar sua dívida rápido.

Se você está desempregado

Quando se está desempregado, a incerteza quanto ao orçamento e ao atendimento das suas necessidades básicas, pode te trazer ainda mais ansiedade e até mesmo levar ao pânico. Por isso, o principal é manter a calma.

Sabe qual é o mais valioso recurso do ser humano? Se você respondeu dinheiro ou qualquer outro bem material, você está muito enganado. O bem mais valioso para qualquer um de nós é o tempo. E o segundo, o conhecimento. Com estes dois, eu posso afirmar que você é capaz de conseguir o que desejar.

Este outro vídeo eu  falo  de soluções para pagar a dívida desempregado:

Use seu recurso mais valioso

Tempo é muito mais valioso que dinheiro e mesmo que você esteja rindo agora, eu vou te provar:

Imagine um assalto. O bandido leva R$ 1.000,00 de uma pessoa. O seu adiantamento ou salário inteiro.

Essa pessoa com certeza passará dificuldades, vai atrasar algumas contas, mas terá oportunidade de continuar trabalhando, vender alguma coisa que não use e obter o dinheiro de volta. Até mais.

Agora, imagine que essa mesma pessoa, vá ao médico e ele informe que ela só tem 10 dias de vida. Se alguém ocupa um dia todo dela com algo chato que ela não gostaria de fazer, ou a prenda em uma sala por 24 horas. Ela terá perdido um dia de vida. E não haverá nada que devolva esse dia. Mesmo que ela tenha todo o dinheiro do mundo, ela agora só tem 9 dias. E conforme os dias passam, ela terá cada vez menos.

Por isso é tão importante aproveitar bem o seu tempo. Um minuto que você desperdiça nunca mais volta.

Então eu quero te dar uma boa notícia: se você está desempregado, considere-se rico! Você tem tempo livre para buscar conhecimento e para aprender coisas novas que podem te trazer uma fonte de renda e até mesmo uma nova profissão. Em sites como o YouTube você pode aprender muita coisas. Artesanato, receitas, tecnologia. E tudo pode virar renda, utilizando bem o seu tempo.

Lembre-se do que eu te disse: se você tem tempo, você está rico! Não importa quanto dinheiro tenha na sua conta agora. Você sempre pode criar mais e pagar suas dívidas.

Eu tenho um presente especial para você, a  Palestra Online Gratuita : “Como sair das dívidas sem fazer empréstimo  em 8 semanas”

Maratona Dívida Zero 100% Online e 100% Gratuita: De 29 a 04/02, assuma o controle das suas finanças e diga adeus às dívidas.

Clique aqui para se inscrever.

Comentários no Facebook